CONSULTORIA & SOLUÇÕES
EM OTIMIZAÇÃO

Insights

EN ES PT
EN ES PT

O que é otimização?

01 de outubro de 2020 Blog por Cassotis Consulting

Otimização, conceitualmente, é o processo de otimizar, tornar ótimo. É a busca pela excelência, pelo melhor cenário possível. Ela pode ocorrer de diferentes maneiras, mas aqui estamos interessados pelo que chamamos de otimização matemática.

 

A otimização matemática consiste na utilização de equações matemáticas e algoritmos para resolver problemas de forma a achar a melhor solução possível entre todas as soluções viáveis. Significa encontrar uma solução que maximize ou minimize algo, de acordo com seus propósitos.

 

E por que utilizamos a matemática? Através de modelos matemáticos, algoritmos de resolução e técnicas computacionais, problemas que parecem impossíveis de serem resolvidos utilizando a cabeça, cálculos a mão ou planilhas de Excel se tornam factíveis e algumas vezes até elementares para encontrarmos soluções.

 

Sem o auxílio da matemática, muitas vezes o simples fato de encontrar uma solução já é bastante difícil. Lidamos com problemas complexos, com uma quantidade de variáveis muito grande, e definir valores e tomar decisões para todas elas pode tornar-se extremamente custoso e difícil, considerando que uma decisão pode impactar em outras. Sem contar que estas decisões ainda devem respeitar inúmeras restrições.

 

Mas normalmente não queremos simplesmente encontrar uma solução. O contexto competitivo que muitas empresas vivem torna imperativo que as decisões tomadas não sejam apenas viáveis, mas também muito boas. E por que não ótimas? Por que não buscar aquela solução que trará o maior lucro? Ou o menor custo? Melhores decisões podem ser adotadas ao utilizarmos a otimização matemática.

 

E como isto é feito? O problema existente deve ser mapeado, com suas variáveis, parâmetros, restrições e objetivo definidos. Cria-se então um modelo matemático, ou formulação matemática: um conjunto de equações que irá representar este problema. Algumas simplificações podem ser necessárias, e é aí que entra a expertise de quem está desenvolvendo os modelos. Por fim, a melhor abordagem de resolução é escolhida ou criada.

 

A otimização matemática pode tornar-se, portanto, uma grande ferramenta de auxílio. Não é sobre substituir quem toma as decisões, mas permitir que estas pessoas tenham em suas mãos algo que possa alavancar ainda mais o que está sendo decidido. É dar aos tomadores de decisão um maior insumo para que o seu tempo e as suas experiências possam ser utilizados da maneira mais eficiente possível.

 

Cassiano Vinhas de Lima - Consultor na Cassotis Consulting 

Tags:

Entre em contato

Vamos falar de otimização

R. da Paisagem, 220, sala 11S, Vila da Serra, Nova Lima - MG, Brasil

Fale conosco Enviar email