EN ES PT
EN ES PT

O especialista e o otimizador

09 de February de 2021 Blog por Cassotis Consulting

"Por que otimizar essa tarefa se já sei fazer?"

 

No ambiente de negócios é possível encontrar pessoas que compartilham desse ponto de vista. Afinal, por que investir tempo e esforço validando suas decisões diárias por meio de um otimizador?

 

Essa pergunta vale a pena ser respondida propondo outra reflexão: por que as pessoas usam aplicativos como o Google Maps e o Waze para ir ao trabalho todos os dias? O que motiva um trabalhador a navegar por esses aplicativos, embora ele seja um especialista em tomar essa decisão todos os dias? Por que usá-los se é muito comum esses aplicativos sugerirem o mesmo trajeto todos os dias? Além disso, quando não o propõem, o motorista pode não estar familiarizado com rotas alternativas ou a rota pode ser apenas um pouco mais rápida do que o normal…

 

Os aplicativos são usados devido à sua capacidade de comparar todas as rotas possíveis em qualquer situação e encontrar as melhores. Vale ressaltar que, mesmo após o resultado, ninguém é obrigado a seguir o caminho proposto; no entanto, o usuário é convidado a criticar a rota otimizada com base em sua experiência e, em seguida, agir enquanto mantém o controle da decisão. Em dias atípicos (mudança no horário de chegada, saída de viagem ou acidente na rota), o usuário ganha agilidade na decisão, enquanto, durante os dias "comuns", o aplicativo garante a normalidade.

 

Essa lógica pode ser facilmente transferida para o setor empresarial. Cada especialista tem sua própria maneira de desenvolver seu produto, mas você pode contar com um otimizador para apoiar suas decisões:

 

  • Como produzir se houver variação de preço das matérias-primas?
  • Como produzir se houver aumento de demanda?
  • Como avaliar ganhos e perdas nas tomadas de decisões que desafiam os paradigmas atuais?

 

Em qualquer caso, o otimizador é capaz de indicar quais são as tendências mais importantes a serem consideradas para alcançar o melhor resultado. Dessa forma, cabe ao especialista adequá-los e colocá-los em prática.



 

Autor: Guilherme de Castro Martino - Consultor Sênior na Cassotis Consulting

                                      Coautor: Fabio Silva - Gerente Sênior na Cassotis Consulting

 

 

Entre em contato

Vamos falar de otimização

R. da Paisagem, 220, sala 11S, Vila da Serra, Nova Lima - MG, Brasil

Fale conosco Enviar email