EN ES PT
EN ES PT

Otimização integrada da cadeia produtiva de produção de aço

Cliente:CSN
Setor:Indústria de Aço e Metal
Tipo de otimização:Processo, Sequenciamento

O Cliente

Fundada em 1941, a CSN foi a primeira produtora integrada de aço plano no Brasil. Hoje, multinacional e com mais de 20 mil colaboradores, ela possui um dos mais eficientes complexos siderúrgicos integrados do mundo.

O Contexto

Na planta integrada Usina Presidente Vargas (UPV), em Volta Redonda, com capacidade de 5 milhões de toneladas por ano, a CSN lida semanalmente com decisões altamente estratégicas, como a compra de matéria prima e a definição de carteira de produtos laminados. Também são sempre questionadas as decisões de mistura e de especificação de qualidade, considerando o impacto global na cadeia de valor.

A Solução

Customizamos o nosso modelo de otimização de processos siderúrgicos de ponta a ponta no escopo da coqueria, máquinas de sinterização, altos-fornos, aciaria de planos (dessulfuração, refino primário e secundário, lingotamento contínuo e escarfagem), laminação e outros centros de serviços do grupo fora da UPV. Focamos os desenvolvimentos na compra de combustíveis, na carga dos convertedores e no detalhamento dos custos de produção dos aços especiais.

Resultados

Com a utilização do modelo nas reuniões com presença diretoria, a CSN pôde determinar o melhor nível de produção considerando a evolução do custo marginal de produção da usina e as condições atuais de mercado. Durante as viagens de avaliação de novos fornecedores, eles otimizaram as decisões de compra valorizando a qualidade do material. Além disso, a carteira de produtos está sempre em processo de otimização, na busca do maior lucro possível, considerando a contribuição de cada produto e as limitações de produção ao longo da cadeia produtiva (upstream e downstream).
Ver outros cases

Entre em contato

Vamos falar de otimização

R. da Paisagem, 220, sala 11S, Vila da Serra, Nova Lima - MG, Brasil

Fale conosco Enviar email