EN ES PT
EN ES PT

Otimizador da redução na usina de Ouro Branco

Cliente:Gerdau
Setor:Indústria de Aço e Metal
Tipo de otimização:Processo

O Cliente

Fundada em 1986, a Gerdau Açominas é uma das mais importantes siderúrgicas do Brasil. A planta, localizada no município de Ouro Branco, tem capacidade para produção de três milhões de toneladas de aço por ano. Exporta aproximadamente 70% de sua produção para diversos países, se tornando uma das maiores exportadoras de aço do Brasil.

O Contexto

A planta integrada Usina Presidente Artur Bernardes, em Ouro Branco, tem capacidade de produzir 3 milhões de toneladas de aço por ano. O exercício de orçamento anual e suas revisões mensais requerem um alinhamento global das decisões de cada processo que impactam os processos subsequentes. A Gerdau buscava uma ferramenta que integrava todos os processos da redução, junto à aciaria, para reduzir o custo do aço.

A Solução

Customizamos o nosso modelo de otimização de processos siderúrgicos no escopo da coqueria, máquinas de sinterização, altos-fornos, dessulfuração e refino primário. Nos balanços químicos, focamos particularmente na cadeia de enxofre considerando os impactos econômicos, de segurança operacional e de gargalo de produção. O modelo também integra as variáveis de qualidade do coque produzido com a performance nos altos-fornos.

Resultados

O modelo se tornou uma ferramenta de decisão corporativa na usina. Todas as alterações de mistura ou de especificação são otimizadas pelo modelo. As análises antigamente feitas em planilhas com muitas simplificações são hoje feitas de forma rápida e assertiva. A utilização do modelo proporcionou uma redução significativa do custo de produção do aço.

Saiba mais Otimização de matérias-primas e processos

Acesse o hotsite
Ver outros cases

Entre em contato

Vamos falar de otimização

R. da Paisagem, 220, sala 11S, Vila da Serra, Nova Lima - MG, Brasil

Fale conosco Enviar email