EN ES PT
EN ES PT

Otimização da alocação de produtos à plantas européias

Cliente:Ideal Standard
Setor:Manufatura
Tipo de otimização:Alocação de Recursos

O Cliente

Fundada no início do século XX, a Ideal Standard é uma empresa multi-planta especializada na produção de porcelana para banheiros, sanitários e encanamentos. Ela é detentora das principais marcas do segmento dentro da Europa, possuindo mais de 2 mil unidades de produtos diferentes.

O Contexto

O mercado europeu pode potencialmente ser abastecido por toda a rede de produção, localizadas na Inglaterra, Itália, Bulgária e República Tcheca. Com algumas restrições de tecnologia e know-how, a distribuição dos produtos entre as fábricas pode ser otimizada considerando o custo de produzir uma certa peça em cada local acrescentado o custo logístico até os revendedores. Porém, essa tarefa se complica quando se considera os perfis produtivos muito diferentes entre as fábricas (com maior ou menos automação), bem como o custo alto de fabricação dos moldes, que servem para a produção de até centenas ou milhares de peças dependendo da tecnologia.

A Solução

Criamos um modelo de planejamento totalmente customizado para representar cada processo (moldagem, forno, pintura, entre outros) de cada fábrica, capaz de lidar com um grande número de SKUs. A mistura de decisões inteiras e o cálculo não-linear de produtividade exigiu um modelo inteiro misto com restrições quadráticas. O objetivo de otimizar a alocação era a minimizar dos custos globais no horizonte de um ano.

Resultados

A utilização do modelo na rede da cadeia de suprimentos impactou o exercício orçamentário anual, observou-se uma grande redução do custo variável e um melhor aproveitamento da capacidade produtiva global de cada planta.
Ver outros cases

Entre em contato

Vamos falar de otimização

R. da Paisagem, 220, sala 11S, Vila da Serra, Nova Lima - MG, Brasil

Fale conosco Enviar email