EN ES PT
EN ES PT

Otimização integrada das plantas da Ternium México

Cliente:Ternium
Setor:Indústria de Aço e Metal
Tipo de otimização:Processo, Alocação de Recursos

O Cliente

A Ternium MX utiliza fornos elétrico a arco (FEA) para a produção de aço, abastecidos em parte por ferro-esponja produzido em reatores de redução direta (tecnologia HYL). Ela possui três unidades em Apodaca (Nuevo Léon), San Nicolás de los Garza (Nuevo Léon) e Puebla (Puebla).

O Contexto

A Ternium quis replicar no México o sucesso do projeto desenvolvido na sua planta da Argentina. O objetivo da consultoria era otimizar o consumo de matérias primas que as três unidades competem (pelotas e sucatas) assim como dos produtos intermediários (DRI e produtos semi-acabados). As decisões de processos e nível de produção, tomadas anteriormente com simuladores que consideravam premissas distintas quanto à qualidade e rendimentos, precisavam ser otimizadas para atingir um menor custo de produção.

A Solução

Os históricos de consumos e produções de cada processo (FEA e redução direta) foram analisados e, em conjunto de embasamentos teóricos, desenvolveu-se um modelo de otimização unificado. Esse modelo é capaz de centralizar o processo decisional de alocação de insumos e transferência de produtos intermediários considerando as especificidades de cada unidade industrial e a demanda de aço por região.

Resultados

A centralização dos balanços de massa e térmico em uma ferramenta apontou novas estratégias para a redistribuição de insumos, garantindo qualidade e reduzindo os custos de produção.  Adicionalmente, os especialistas de processo de áreas distintas encontraram um balizador capaz de coordenar melhor as decisões interdepartamentais.
Ver outros cases

Entre em contato

Vamos falar de otimização

R. da Paisagem, 220, sala 11S, Vila da Serra, Nova Lima - MG, Brasil

Fale conosco Enviar email