EN ES PT
EN ES PT

Otimização integrada da fusão na planta de Joinville

Cliente:Tupy
Setor:Indústria de Aço e Metal
Tipo de otimização:Processo, Alocação de Recursos

O Cliente

A Tupy é uma multinacional brasileira dedicada ao desenvolvimento e fabricação de componentes estruturais de ferro fundido, como blocos e cabeçotes de motores. A empresa possui parques industriais em Joinville e Mauá, no Brasil, e em Saltillo e Ramos Arizpe, no México.

O Contexto

Na unidade de Joinville, as diferentes ligas de ferro fundido podem ser produzidas tanto nos fornos cubilôs quantos nos fornos a indução. A empresa buscava um modelo de otimização que auxiliasse na decisão da alocação da produção nas inúmeras rotas possíveis e das cargas utilizadas na produção, visando minimizar os custos e considerando as peculiaridades de cada equipamento, os custos de eletricidade e de coque como fontes de energia, e as diversas matérias-primas disponíveis.

A Solução

A Cassotis desenvolveu um modelo não linear que integra os processos dos fornos cubilôs e dos fornos a indução. O modelo é capaz de determinar em quais rotas devem ser produzidas as ligas de ferro fundido, bem como as cargas que devem ser utilizadas e a parametrização de alguns fatores importantes de processo.

Resultados

Durante o desenvolvimento do modelo, foi observada uma grande consolidação do conhecimento interno sobre os processos. Além disso, desde o início da implantação do modelo, a Tupy pôde observar diversas oportunidades de redução de custo, partindo da alteração de alguns materiais usados nas cargas até a utilização de rotas diferentes.
Conheça nossa solução em
Otimização de matérias-primas e custos de produção
Clique aqui
Ver outros cases

Entre em contato

Vamos falar de otimização

R. da Paisagem, 220, sala 11S, Vila da Serra, Nova Lima - MG, Brasil

Fale conosco Enviar email