EN ES PT
EN ES PT

Otimização integrada das plantas de Ipatinga e Cubatão

Cliente:Usiminas
Setor:Indústria de Aço e Metal
Tipo de otimização:Alocação de Recursos

O Cliente

Inaugurada em 1956 em Ipatinga, a Usiminas (Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A) é uma empresa que se destaca como líder na produção e comercialização de aço. A companhia é detentora do maior complexo siderúrgico de aços planos da América Latina e um dos 20 maiores do mundo. Hoje, também possui uma planta em Cubatão – SP.

O Contexto

Além das decisões de compra de matéria prima como os carvões a coque e os materiais ferrosos, a Usiminas tem que lidar com decisões corporativas que envolvem a transferência de material e a distribuição da carteira de produto entra as plantas de Ipatinga e Cubatão. A Usiminas também precisava, de forma otimizada, conhecer o custo marginal de produção dos diversos produtos para favorecer a venda dos mais lucrativos.

A Solução

Integramos e customizamos o nosso modelo de planta siderúrgica integrada para as duas usinas, com transferência de material e integração do mercado. A cadeia de valor está sendo otimizada da coqueria até os últimos processos de laminação e acabamento. O modelo contempla os diversos balanços químicos e térmicos de cada processo individual.

Resultados

O uso da ferramenta para otimizar o orçamento anual apontou alterações na prática de consumo de matéria prima que trouxe uma grande redução do custo de produção.
Foto Usiminas

O projeto que realizamos integrou as áreas produtivas da planta de Ipatinga. Além da expertise, um dos pontos altos de trabalhar com a Cassotis é o atendimento e disponibilidade dos consultores desde o processo de implementação até o suporte pós-projeto.

Usiminas Engenharia Industrial
Ver outros cases

Entre em contato

Vamos falar de otimização

R. da Paisagem, 220, sala 11S, Vila da Serra, Nova Lima - MG, Brasil

Fale conosco Enviar email